10 novos restaurantes que queremos mesmo experimentar em 2015
Depois dos desejos de Ano Novo e dos balanços de Ano Velho, chegou o momento de fazermos as nossas resoluções. E resoluções para nós são boas receitas, bons pratos e bons restaurantes. Aqui está a lista dos novos sítios que queremos rapidamente experimentar. E comer. Comer bem. Muito bem.
Cantina 32, Porto
Restaurante de petiscos, abriu em Julho passado e já é um dos sítios mais procurados do Porto. Além da decoração entre o vintage e o industrial, tem à frente o chef do antigo Mesa. E o melhor cheesecake do planeta.
Casa Garrett, Porto
O ponto de partida é o romance As Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett. E o ponto de chegada é um restaurante com petiscos de todos os pontos de Portugal. Tudo no mesmo sítio. Será possível ter pratos bons de tantos sítios diferentes?
A Cevicheria, Lisboa
É o último projecto de Kiko Martins, o chef do Talho em Lisboa, e está no topo dos nossos locais a visitar em 2015. É um pequeno restaurante totalmente dedicado à cozinha peruana, com destaque para as ceviches e os quinotos (risottos de quinoa).
K.O.B., Lisboa
Depois do Avenida, do Yakuza, do Honra, do Guilty e do Assador (ufa, que já me faltava o fôlego), Olivier abriu em Dezembro o K.O.B., um restaurante dedicado às carnes maturadas e que vêm de vários países. E como é que um homem pode resistir a experimentar um restaurante de bifes?
Minibar, Lisboa
Bar gastronómico, gastrobar ou simplesmente restaurante, é indiferente aquilo que lhe chamam. O último projecto de José Avillez é claramente um dos restaurantes (ou bares) que nos deixam a aguar. Além de petiscos criativos e inovadores, tem música e caipirinhas para comer.
Nutelleria, Leiria
Esta foi a escolha da nossa pequena equipa de futsal. Desde que abriu, há algumas semanas, que este espaço totalmente dedicado à Nutella faz parte das nossas prioridades para 2015. Aqui tudo leva Nutella: dos waffles aos crepes, passando pelas bolas de Berlim.
Granier, Lisboa
65 tipos diferentes de pão já nos fariam saltar da cadeira como uma mola, então pão de milho e pipas, pão de azeite ou tetilla galega são suficientes para nos ejectar de casa como se estivéssemos a sair de um avião em chamas. Abriu em Novembro na rua do Ouro e é um franchising da conhecida cadeia de padarias espanhola.
Stash, Porto
Pedro Lemos a fazer sanduíches? É isso mesmo que queremos ver e provar em 2015. Especialmente quando falamos de sanduíches de atum dos Açores com guacamole; ou de caranguejo com sapateira. Nenhuma sanduíche tem mais de três ingredientes para não haver grandes misturas de sabores. E não é preciso.
Tapabento, no Porto
Mais um restaurante de tapas no Porto, mesmo ao lado da estação de São Bento. A decoração é animada e os petiscos prometedores.
A Ucharia, Lisboa
Aberto em Novembro, é o novo restaurante de petiscos de Hugo Nascimento, o chef que está com Vítor Sobral na Tasca e na Cervejaria da Esquina. Aqui há queijos, enchidos, presuntos, caldo de castanhas ou alheiras e vinho a copo. O conceito é partilhar.
Feitas as resoluções, só falta cumprir. E ver se os restaurantes também cumprem aquilo que prometeram.
Um bom Ano Novo para si onde quer que os restaurantes estejam,
Ele