Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

arroz preto com avelãs, o surpreendente acompanhamento da minha dieta

04.01.15

Confesso a minha ignorância e adoro aprender coisas novas: não conhecia o arroz preto. Mas como a dieta da Bon Appétit sugere esta receita como acompanhamento, fui investigar e fiquei doida com o que descobri: tem um ligeiro sabor exótico, tem fama de afrodisíaco (ui!), faz bem ao coração e, agora, pára tudo: ajuda a emagrecer! E eu que achava que acompanhamentos como arroz eram proibidos em qualquer dieta... Santa ignorância a minha! Encarado como uma iguaria na Europa e nos Estados Unidos, o arroz preto é cultivado na China há 4 mil anos, mas durante muito tempo foi considerado o "arroz proibido" porque era consumido apenas pelo Imperador e produzido pelos seus súbditos. 

Rico em ferro, o arroz preto possui 20% mais proteínas do que a versão branca e uma maior quantidade de fibras, o que provoca uma sensação de saciedade, ajuda a queimar calorias e regula o funcionamento do intestino. Está explicada a inclusão deste prato no plano alimentar da minha dieta.

side-black-rice-hazelnuts-940x600.jpg

 
Ingredientes 
Para 4 pessoas
  • 1 chávena de arroz preto 
  • Sal e pimenta q.b.
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/3 de uma chávena de avelãs tostadas, partidas em pedaços
 
Pré-aqueça o forno a 180º C e toste as avelãs. Junte o arroz, uma pitada de sal e 1 e 3/4 de chávena de água numa panela média, com o lume no máximo, até ferver. Cozinhe em lume brando, com a tampa colocada, até o arroz ficar macio, durante 30 a 35 minutos. Deixe repousar, com a tampa, durante cinco minutos. Retire a água em excesso, se ainda houver. Misture o arroz com o azeite, tempere com sal e pimenta e junte as avelãs. Esta receita tem 290 calorias mas dá para 4 pessoas, o que na prática significa que vou ingerir apenas 72,5 calorias. Ou talvez um bocadinho mais se, como habitualmente, comer mais do que os outros elementos da Família Mistério.
Agora, vou ali vestir-me de Imperatriz para saborear o meu arroz preto com a dignidade que ele merece. 
 
Um resto de um ótimo domingo,
Ela
 
receita: sara dickerman
foto: danny kim
 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.