as batatas fritas da dieta: fios estaladiços de batata doce e coco no forno com molho de iogurte grego
Quem é que precisa de batatas fritas em óleo quando pode ter batatas estaladiças no forno? É uma pergunta que eu faço todos os santos dias aos meus dilectos Filhos Mistério e para a qual nunca consegui obter uma resposta convincente. Para mim, há poucas coisas melhores do que batatas estaladiças no forno. Especialmente batata doce. E mais especialmente ainda se for cortada em fininhos fios quase como se estivéssemos a falar de batata palha.
Esta deliciosa receita que fizemos em vídeo consegue ser tudo isto e ainda mais. E quando digo ainda mais digo um cremoso molho de iogurte grego e pepino onde pode ir molhando os fios estaladiços de batata doce. Mas o melhor mesmo é ver o vídeo e sentar-se à mesa.
Ingredientes
- 2 batatas doces espiralizadas
- 15 ml de óleo de coco derretido
- Flor de sal
- Pimenta Preta
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de erva-doce
Para o molho
- 150 g de iogurte grego
- 3 colheres de sopa de pepino picado
- 1 dente de alho picado
- Sumo de 1 limão
- Flor de sal
- Pimenta preta
Numa taça, junte os fios de batata doce (já consegue comprar facilmente a batata doce espiralizada nos supermercados) com o óleo de coco, a flor de sal, a pimenta preta, os cominhos e a erva-doce (se gostar, até pode acrescentar coco ralado, vai ver que fica óptimo). Mexa com as mãos para envolver tudo muito bem.
Cubra um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e espalhe por cima os fios de batata doce temperados, sem os deixar sobrepostos. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 20 minutos, até ficarem tostados e estaladiços.
Enquanto espera, prepare o molho: misture com uma colher o iogurte grego com os restantes ingredientes.
E depois? Depois é só molhar os fios estaladiços de batata doce no molho de iogurte à medida que vai petiscando.
Um óptimo petisco para si onde quer que a batata doce esteja,
Ele
vídeo e fotos: casal mistério