Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

bolo de chocolate sem farinha com redução de sumo de clementina

23.12.19

Encare esta receita como o seu presente de Natal antecipado. Pode chamar-me Rodolfo à vontade que eu não me ofendo. Até era capaz de me vestir de rena só para lhe levar esta divinal e facílima receita do Jamie Oliver, já pronta, até à sua mesa. 

Mas como não posso – Rena Mistério não me parece um disfarce eficaz –, o melhor é deixar-lhe aqui a receita. Tudo o que vai precisar é de chocolate preto com 70% de cacau, manteiga sem sal, ovos grandes, açúcar e sumo de clementina espremido no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

DuXwXrNXcAYXipZ.jpg

 

Comece por derreter o chocolate com 225 g de manteiga e uma pitada de flor de sal, numa panela, em banho-maria (o microondas é sempre uma alternativa se quiser ter menos trabalho). Retire o chocolate do lume e deixe arrefecer enquanto bate os ovos com o açúcar, na velocidade máxima, até ficarem mais pálidos e triplicarem de volume. 

Com o chocolate já à temperatura ambiente, misture-o aos ovos, batendo na velocidade média até ficar tudo bem ligado. Deite o creme para dentro de uma forma redonda com 25 centímetros, untada e com o fundo forrado com papel vegetal. 

Bata a forma umas vezes no balcão para retirar as bolhas de ar e coloque-a dentro de um tabuleiro cheio com água até metade da forma. Leve ao forno, pré-aquecido a 120 ºC, durante 35 a 40 minutos. 

Enquanto o bolo coze no forno, esprema cerca de 15 clementinas, através de um passador, para uma panela pequena e leve ao lume brando durante cerca de 20 minutos. Quando o sumo tiver reduzido e estiver suficientemente espesso para cobrir a parte de trás de uma colher de sopa, está pronto. Deixe a arrefecer.

Retire o bolo do forno e deixe-o a arrefecer, durante uma hora, dentro do tabuleiro com água, em cima do balcão da cozinha. Desenforme com cuidado, virando o bolo ao contrário, e sirva o bolo com um fio da redução de clementina por cima.

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o bolo de chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: jamie oliver

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.