Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

cheesecake de snickers vegan, sem glúten e sem açúcar? Ah, pois é… e tem este aspeto!

24.11.22

Não precisa de forno, não leva farinha, ovos, leite nem açúcares refinados. É basicamente um cheesecake saudável e original. A receita é do blog A Saucy Kitchen e pode ser uma ótima solução para o seu almoço ou jantar de Natal, se tiver familiares ou amigos vegan.

Para isso, precisa de comprar tâmaras e nozes (ou nozes pecan) cruas para a base.

Para o recheio do cheesecake, vai precisar de cajus crus, leite de coco, xarope de ácer, extrato de baunilha, óleo de coco e sumo de limão.

Para o molho de caramelo, precisa de xarope de ácer, óleo de coco derretido, manteiga de amendoim ou de amêndoa e extrato de baunilha.

Para os toppings, precisa de amendoins salgados (ou amêndoas) e chocolate preto derretido.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 pessoas, espreite aqui a receita original.

Vegan-Snickers-Cheesecake-1-1.jpg

 

Comece por colocar de véspera os cajus numa taça com água. Deixe-os ensopar durante a noite.

Faça primeiro a base: junte as tâmaras sem caroço e as nozes num liquidificador e triture na potência máxima. Se a massa ficar muito seca, adicione mais tâmaras.

Pressione a massa contra o fundo de um pirex forrado com uma folha de papel vegetal. Use outra folha de papel vegetal para pressionar a base contra o fundo, para não ficar colada às mãos.

Trate agora do molho de caramelo: derreta, numa panela pequena, todos os ingredientes do molho de caramelo, em lume médio-brando, durante 2 minutos. Vá mexendo constantemente, para não deixar queimar o molho. Transfira o caramelo para uma taça pequena para arrefecer mais rápido e guarde no frigorífico enquanto faz o cheesecake.

Para a camada de cheesecake, comece por escorrer a água dos cajus e coloque-os num liquidificador a alta velocidade com o resto dos ingredientes do cheesecake.

Adicione xarope de ácer a gosto, se preferir mais doce, mas lembre-se de que o caramelo, que vamos adicionar depois, também vai adoçar a receita.

Deite o recheio por cima da base do cheesecake. Adicione depois metade do molho de  caramelo e, com uma faca ou um palito, misture suavemente para dar o efeito de redemoinho.

Adicione metade dos amendoins (ou amêndoas) por cima do cheesecake e pressione-os contra o recheio.

Tape o cheesecake e leve ao congelador durante 4 a 5 horas.

Retire o cheesecake para descongelar ligeiramente antes de cortar.

Enquanto o cheesecake descongela, derreta o chocolate preto no micro-ondas e vá mexendo de 30 em 30 segundos, para não deixar queimar.

Deixe o chocolate derretido arrefecer ligeiramente antes de o deitar por cima do cheesecake.

Espalhe por cima do cheesecake o resto do molho de caramelo, o chocolate derretido e o resto dos amendoins (ou amêndoas).

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: a saucy kitchen