Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

como evitar que os seus copos fiquem baços na máquina de lavar loiça

23.04.19

Confesse! Não vale a pena negar! É um dos grandes mistérios da Humanidade. Qual Loch Ness, qual Triângulo das Bermudas! O grande mistério dos tempos modernos é os copos a entrarem transparentes e brilhantes na máquina de lavar loiça e a saírem como se fossem aquele vidro fosco do guichet das Finanças.

Pois bem, agora acabaram os mistérios nesta casa. 

b3aadf9c968e046f09ce715edd6b2932ea9d99b3.png

 

O motivo

Normalmente, aquele aspecto baço dos copos está relacionado com a dureza da água. Exactamente, a água também pode ser mais dura ou mais mole. Tudo depende da concentração de carbonato de cálcio. Nas zonas mais calcárias, a água é mais dura. E é isso que provoca as concentrações de calcário nas máquinas de lavar loiça, nos ferros de engomar, nas cafeteiras ou nos vidros dos copos.

Segundo o site The Kitchn, a água demsiado dura – ou calcária – também é menos eficaz a enxaguar o detergente da máquina. Ou seja, depois da lavagem é normal que fiquem para trás restos de detergente e de água suja, da lavagem, que tornam os copos mais baços.

 

Como prevenir

water-1187656_1280.jpg

Abra a porta. Como vão ficar restos de detergente e de calcário na água, eles também estarão no vapor. E para evitar que se colem aos copos, o melhor é abrir a porta da máquina mal o programa de lavagem terminar. 

Reduza a temperatura. Segundo o site The Spruce, a tempreatura ideal de lavagem na máquina andará por volta dos 54 ºC. Não permita por isso que a temperatura suba jamais para lá dos 60 ºC.

Ácido acético. Só há um ingrediente verdadeiramente eficaz para eliminar aquela película baça que se forma à volta dos copos: ácido acético. E ele está no vinagre branco. Procure o vinagre mais ácido de todos e coloque-o dentro de um recipiente, na prateleira dos copos da sua máquina de lavar loiça. Ponha o detergente no compartimento adequado e ligue. O ácido vai misturar-se com a água e impedir a acumulação de calcário. Vai ver como os copos ficam mais transparentes.

Ácido cítrico. Não é tão eficaz como o ácido acético, mas também resulta. E este está essencialmente no limão. Repita os passos que seguiu com o vinagre mas com sumo de limão. Esprema um limão para dentro de uma taça, ou uma chávena, e coloque-a, virada para cima, na prateleira dos copos. Ponha o detergente no compartimento e ligue a máquina. A Fox News experimentou e diz que resulta.

 

O desespero

Se os seus copos já estão todos baços, é provável que não melhorem na máquina. E aí, entra a fórmula para situações desespradas recomendada pelo site The Kitchn: encha um recipiente com partes iguais de água e vinagre branco e mergulhe lá dentro os copos baços durante meia hora. Passe os copos por água morna e seque-os com uma toalha. Ficam impecáveis!

 

Uma óptima limpeza para si onde quer que os seus copos estejam,

Ele

 

fotos: the kitchn

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.