Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

como fazer nutella sem leite em casa (a receita ideal para os alérgicos ou intolerantes)

14.01.15

As crianças hoje em dia são de facto umas privilegiadas. Não, não estou a falar dos iPhones, iPads, iTudo que dominam com uma perspicácia que me enerva. (Eu, que me considero um ser rápido e inteligente, pareço uma velhinha de 80 anos a olhar para o telemóvel perante a impaciência dos meus filhos – dá-me uns nervos!) Mas não, não estou a falar de tecnologia, estou a falar de comida, what else? No nosso tempo (frase típica de sintoma da terceira idade a aproximar-se perigosamente) tínhamos Tulicreme e achávamos uma maravilha, um luxo no nosso pequeno-almoço. Hoje eles têm Nutella. Que raiva! Agora? Que eu vivo em dieta? Obrigadinha. Não há ida ao supermercado com a equipa de futsal que não acabe com um frasco desta delícia super-mega-hiper-calórica escondido no meio do carrinho.

Mas como entretanto alguém aqui por casa (não, não vou revelar nomes, chamemos-lhe Ele) subitamente decidiu, de um dia para o outro, que a lactose fazia mal à saúde e decidiu passar essa ideia a alguns elementos da geração seguinte, a Nutella começou a ser persona non grata entre os mais hipocondríacos. Até hoje! Porque esta super-mãe descobriu esta super-receita de Nutella caseira sem lactose neste fantástico blog, e depois desta descoberta, tanto Ele como a nossa equipa de futsal vão idolatrar-me para sempre.

 

nutella-6576.jpg

Ingredientes

Para 2 frascos de Nutella

  • 2 chávenas de avelãs cruas
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 400 ml de leite de coco
  • ½ chávena de açúcar
  • 300 g de chips de chocolate sem leite

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe as avelãs por cima. Deixe tostar durante 10 a 15 minutos, até começarem a escurecer. Tenha cuidado para não as deixar queimar. Humedeça um pano da loiça limpo e coloque as avelãs tostadas no centro do pano. Embrulhe as avelãs com o pano húmido, e esfregue para a frente e para trás até as peles se libertarem das avelãs. Pode demorar alguns minutos. Deite fora as peles. Coloque as avelãs no liquidificador. Junte o sal e triture durante 1 ou 2 minutos, dependendo da potência do aparelho. Numa panela, junte o leite de coco e o açúcar, e deixe cozinhar em lume médio. Vá mexendo até o açúcar se dissolver no leite de coco. Deixe arrefecer ligeiramente. Junte a mistura de leite de coco e de açúcar às avelãs no liquidificador. Bata novamente até ficar com uma consistência cremosa. Entretanto, derreta os chips de chocolate em banho-maria, em lume brando, e vá mexendo de vez em quando. Quando estiverem totalmente derretidos, acrescente-os à mistura que está no liquidificador. Bata tudo muito bem até a consistência ficar macia e cremosa, parecida com a Nutella. Ao princípio, será mais líquida, mas não se assuste, vai ficando mais espessa à medida que vai arrefecendo. Coloque a Nutella em dois frascos bem fechados e ponha no frigorífico, vai ver que dura 2 a 3 semanas.

 

Quem é amiga, quem é?

Ela, claro.

 

receita e fotos: thekitchn

2 comentários

  • Imagem de perfil

    casalmisterio

    16.01.15

    Olá, nesta receita é suposto tirar a pele.
    Obrigada, Ela
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.