Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como fazer um salmão com a pele bem estaladiça

Quando tenho dúvidas existenciais como esta, há uma pessoa a quem recorro sempre:

– Gordon, estás aí?

Infelizmente, Gordon Ramsay nunca respondeu directamente aos meus apelos, mas a internet faz o favor de servir de intermediária nestes nossos monólogos platónicos. E, desta vez, encontrei uma preciosíssima dica do chef escocês que ensina a fazer uns fabulosos lombos de salmão fresco com a pele estaladiça. Daquela que crepita a cada dentada. 

Tudo o que precisa de fazer é seguir 6 simples passos.

salmon-3139390_960_720.jpg

 

  1. Retire as espinhas do salmão. Mesmo que tenha uns lombos já sem espinhas, há sempre algumas que ficam perdidas no peixe. Passe a mão pelo peixe, para identificar as espinhas escondidas, pegue numa pinça apropriada e retire-as todas.
  2. Afie bem uma faca de cozinha e faça três golpes superficiais e longitudinais na pele do salmão. Não corte tudo de uma ponta à outra. A ideia é fazer um golpe pequeno e ligeiro apenas para impedir o peixe de encaracolar com o calor. 

    Captura de ecrã 2018-04-22, às 14.53.24.png

  3. Esfregue sal grosso pela pele do salmão. Isto vai secar a pele e quebrar as fibras, tornando a pele mais estaladiça.
  4. Finalmente, aqueça uma frigideira em lume médio-alto. Coloque os lombos de salmão, com a pele virada para baixo, na frigideira e baixe o lume para médio-mínimo.
  5. Mal colocar o peixe ao lume, pressione bem a pele contra a frigideira, com a ajuda de uma espátula, enquanto o salmão cozinha durante cerca de seis a sete minutos. A pressão vai aquecer a pele de forma uniforme, ajudando a retirar toda a gordura e tornando-a estaladiça e deliciosa.
  6. Não mexa o peixe enquanto ele cozinha, limite-se a pressioná-lo contra a frigideira. Antes de o servir, quando a pele já estiver tostada, vire o lombo ao contrário e cozinhe durante mais um minuto.

Vai ver como a pele vai ficar estaladiça e o lombo saboroso e suculento. E agora só me resta dizer:

 

Muito obrigado ao Gordon Ramsay onde quer que ele esteja,

Ele

 

fotos: d.r.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.