Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

dieta de ano novo: douradinhos sem farinha, no forno, com menos de 300 calorias

27.01.21

douradinhos-6.jpg

Peço desculpa pela falta de rigor do título, mas a minha querida Mulher Mistério está a obrigar-me a fazer também uma dieta de palavras neste início de ano (já não bastava a dieta de calorias...). Na verdade, as 300 calorias não dizem respeito apenas aos douradinhos, mas também a um delicioso e ultra-dietético puré de brócolos para acompanhar.

A fabulosa receita foi mais uma sugestão da nossa imprescindível nutricionista Ana Patrícia Pinto que criou 5 jantares surpreendentes e light com menos de 320 calorias para passarmos um confinamento delicioso mas mais saudável. O segredo desta maravilha está na crocante crosta dos douradinhos feita apenas com sementes de linhaça e de sésamo. Depois dos noodles com ovo e cogumelos de segunda-feira e das almôndegas de frango de ontem, chegou o dia do peixe.

douradinhos-7.jpg

 

Ingredientes

Para 2 pessoas      

  • 2 medalhões de perca com cerca de 200 g – 182 kcal
  • Sumo de 1 limão
  • 15 g de sementes de linhaça – 74 kcal
  • 15 g de sementes de sésamo – 85 kcal
  • 1 dente de alho      
  • Coentros q.b.
  • 1 ovo levemente batido – 85 kcal

Para o puré de brócolos      

  • 300 g de brócolos – 81 kcal
  • 1 colher de sobremesa de azeite – 90 kcal
  • 1 dente de alho esmagado      
  • Noz moscada q.b.      

TOTAL de calorias: 597 ÷ 2 pessoas = 298,5 kcal por pessoa

douradinhos-9.jpg

Corte os medalhões de perca em tiras do tamanho de douradinhos. Tempere com flor de sal, pimenta preta moída no momento e sumo de limão.

Triture as sementes com o alho e os coentros. Passe as tiras de perca pelo ovo batido e depois envolva-as bem na mistura de sementes. Coloque-as por cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 15 minutos ou até estarem douradinhos (peço desculpa pelo trocadilho).

Para o puré de brócolos, coza os brócolos em água e sal. Escorra a água e triture-os bem até ficarem com a consistência de puré. Coloque o puré numa frigideira antiaderente, com o dente de alho esmagado, pimenta preta moída no momento e noz moscada, e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 5 minutos, sem parar de mexer. Acerte os temperos e sirva.

douradinhos.jpgAmanhã há mais. E nem vai imaginar o que temos para o jantar: um suculento hambúrguer com um pão caseiro sem farinha. Total de calorias: 316,7 kcal. Adeusinho, McDonald's!

 

Uns óptimos douradinhos para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita: nutricionista ana patrícia pinto; fotos: bárbara tomaz foodstyling para casal mistério

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.