Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

duas dicas simples para fazer o gelado mais cremoso de sempre em sua casa

A única maneira de animar uma segunda-feira de trabalho é com fotografias de gelados divinais como estes. Especialmente se puderem ser feitos em casa, rapidamente e com poucos ingredientes.

O principal problema para fazer gelados em casa está na textura. É raro conseguir aquela textura cremosa da Nannarella, não é? Ou do Santini. Ou da Davvero. Aquela consistência única do creme gelado.

Na maior parte das vezes, os gelados feitos em casa ficam cristalizados e nada suaves. Pois bem, é para impedir tragédias dessas que nós estamos aqui. E hoje trago duas das melhores e mais simples dicas para tornar o seu gelado mais cremoso.

Os conselhos são dados, na prestigiada revista Saveur, por um dos mais famosos especialistas em comida e críticos gastronómicos americanos. Max Falkowitz tem aqui outros conselhos para fazer um gelado divinal. Mas estes são os truques milagrosos para tornarem o seu gelado caseiro tão cremoso como um verdadeiro Cornetto Soft.

7BXGIE3DSGMOACCUTODQETKUVQ.jpg

 

Xarope de milho 

Os padeiros juntam açúcar para tornar o pão mais macio. E isso pode aplicar-se também aos gelados. Segundo Falkowitz, ao misturarem-se com os líquidos, as moléculas do açúcar evitam que aqueles congelem totalmente e se tornem duros. Mas nem todos os açúcares têm a mesma eficácia. Quanto mais viscosa for a textura do açúcar, mais cremoso o seu gelado vai ficar. No entanto, é preciso ter cuidado com o sabor final.

Por exemplo, o mel é mais doce do que o açúcar por isso é fácil tornar o seu gelado muito enjoativo ao tentar torná-lo cremoso. A melhor solução para Falkowitz é o xarope de milho. Como é três vezes menos doce do que o açúcar, pode adicionar uma boa quantidade, tornando o gelado cremoso sem virar enjoativo.

E não é difícil de encontrar à venda. Eu costumo comprar xarope de milho light no El Corte Inglés.

 

Coloque sempre no frigorífico antes de o levar ao congelador 

Outro dos segredos para um gelado bem cremoso é a gordura. Por isso é que as natas tornam o gelado tão suave. Ora, ao deixar o seu gelado durante a noite no frigorífico, antes de o colocar no congelador ou na máquina de gelados, está a fazer com que os glóbulos de gordura do leite ou das natas adiram melhor aos restantes ingredientes formando bolhas de ar mais resistentes. 

Além disso, colocar o gelado previamente no frigorífico vai refrescá-lo encurtando o tempo necessário no congelador. E, quanto menos tempo o seu gelado passar no congelador, menos e menores cristais de gelo se formarão. Traduzindo: gelado mais cremoso no final.

Agora é só escolher qual o gelado cremoso para fazer esta semana.

 

Um óptimo gelado para si onde quer que a cremosidade esteja,

Ele

 

foto: saveur

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.