Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

este delicioso bolo de chocolate do gordon ramsay não leva farinha

26.09.20

É fácil de fazer, não leva glúten e tem um irresistível interior feito de chocolate derretido e framboesas esmagadas. A receita é do incontornável chef britânico Gordon Ramsay e é uma autêntica tentação – especialmente aquela consistência única de bolo fininho por fora e mousse cremosa por dentro.

Já há muito tempo que eu estava para experimentar esta maravilha cá em casa. E agora que o tempo está a ficar mais frio, acho que tenho a desculpa que precisava para avançar para a cozinha. Está decidido: é hoje que vou fazer esta beleza.

De ingredientes, o chef Gordon Ramsay só exige (sim, esta é a palavra certa quando estamos a falar de Ramsay): chocolate preto com 80% de cacau (em pepitas ou partido em pedacinhos), ovos, açúcar, as sementes de uma vagem de baunilha, amêndoas raladas muito fininhas quase em farinha, cacau em pó, framboesas frescas e licor de framboesa ou de cacau. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

17ea89cdbb25839ee6be0c9dd1c6d2cb.jpg

 

Derreta o chocolate no microondas (é verdade, Gordon Ramsay também usa o microondas) por períodos de 20 segundos, mexendo nos intervalos. Quando o chocolate estiver derretido, deixe-o de lado para arrefecer.

Numa taça, bata as claras em castelo com metade do açúcar. Noutra taça, bata as gemas com as sementes de baunilha e o resto do açúcar até clarearem e se tornarem mais espumosas. Junte-lhes o chocolate derretido arrefecido, a farinha de amêndoa, o cacau e uma colher de sopa das claras em castelo e bata mais um pouco para ligar todos os ingredientes.

Com uma espátula, envolva agora o resto das claras em castelo na mistura, com cuidado para não retirar o volume das claras.

Divida as framboesas frescas por 4 ramequins com capacidade para 200 ml. Junte-lhes uma colher de chá de licor e termine com a mistura de chocolate no topo.

Coloque os ramequins num tabuleiro alto e deite água à volta até 2,5 cm de altura. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 12 minutos. Sirva com um pouco de cacau em pó e mais umas framboesas frescas por cima.

Sinto que o Gordon Ramsay vai ficar orgulhoso do meu trabalho. É isso ou levar dois gritos...

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que o Gordon esteja,

Ele

 

receita e foto: gordon ramsay

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.