Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

este é o bolo de chocolate perfeito para a dieta: sem açúcar, leite ou farinha

Numa época do ano em que a minha querida Mulher Mistério vê o açúcar com o mesmo agrado com que o Manuel Luís Goucha vê a Cristina Ferreira, eu não tenho outra hipótese senão encontrar alternativas para fazer sobremesas deliciosas e light. 

Este fabuloso bolo de chocolate, do fantástico blog Paleo Gluten Free Eats, não é só um bolo sem açúcar. Também é sem farinha e sem leite. E consegue ser tão delicioso, macio e cremoso como o bolo mais calórico do mundo. Tudo graças à batata doce. É ela que vai dar consistência à massa e transformar este num incrível bolo de chocolate.

Além da batata doce crua e cortada em quadrados, vai precisar de dois ovos, cacau em pó, óleo de coco, xarope de ácer, açúcar de coco, farinha de coco, extracto de baunilha, fermento e flor de sal. Para o recheio, vai precisar de mais batata doce, abacate, tâmaras, cacau em pó, extracto de baunilha e flor de sal. Se quiser perder a cabeça e ainda chegar-se à frente com uma cobertura, então a autora do blog, sugere cravar todo o exterior com pepitas de chocolate e depois preparar um glacé, com óleo de coco, cacau e xarope de ácer, para deitar por cima. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente a usar, consulte a receita original aqui.

paleo-gluten-free-chocolate-cake-1-of-1-4-719x1024.jpg

 

Eu gosto é de receitas assim. Fica sempre muito chique seguir indicações com parágrafos que parecem retirados de um discurso do Fidel Castro, mas quem me tira aquele velho e clássico resumo do “bata todos os ingredientes numa liquidificadora”, tira-me tudo.

E esta receita é isso mesmo. Só com mais um passo: antes de qualquer outra coisa, pique a batata doce crua num robô de cozinha ou numa liquidificadora. Depois é que junta a batata doce picada com os restantes ingredientes e bate até ficar com uma massa suave.

Forre com papel vegetal duas formas, de 15 cm, com o fundo amovível. Divida a massa pelas duas formas e leve-as ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 45 a 50 minutos.

E o bolo já está. Agora só precisa de preparar o delicioso recheio que vai juntar estas duas fantásticas camadas de bolo. Coloque as duas formas com o bolo, no congelador, enquanto trata do recheio. Coza os cubos de batata doce numa panela com água e, assim que estiverem prontos, passe-os para uma taça com água e gelo. Depois, coloque dentro de uma liquidificadora a batata doce com os restantes ingredientes do recheio e pique até ficar com um creme de chocolate. Espalhe este creme por cima de uma das camadas do bolo e coloque a outra no topo.

Se quiser mesmo arrasar, antes de servir o bolo cubra-o com pepitas de chocolate e finalize com um glacé. O glacé quente vai derreter lentamente as pepitas no topo e transformar esta maravilha num verdadeiro vulcão de chocolate.

Para fazer um glacé saudável, derreta em banho-maria o óleo de coco com o cacau em pó e duas colheres de sopa de xarope de ácer. Fácil, não é?

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita e foto: paleo gluten free eats

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.