Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa nesta páscoa: a receita para fazer um folar facílimo segundo um chef michelin

02.04.20

Este ano, a nossa Páscoa vai ser um bocadinho diferente. Não há almoço de família ultra-numerosa, não há cabrito a assar no forno a lenha no Alentejo e, mais lamentável do que tudo o resto, não há o divinal folar que a minha querida e prendada Mãe Misterio costuma fazer todos os anos, na Páscoa.

Este ano, vamos passar o Domingo de Páscoa em nossa casa só nós e os nossos queridos Filhos Mistério. Eu adorava ir para o Alentejo e estar com toda a família à volta de uma mesa carregada de comida, mas, neste momento, perante o surto do novo coronavírus, seria uma irresponsabilidade. O melhor que temos todos a fazer, para preservar a nossa saúde – e a saúde dos outros – é ficarmos em casa, não fazermos almoços de família e, muito menos, viajarmos para outra região do país. Tudo isso é um perigoso contributo para a propagação do vírus. Por isso, não temos dúvidas: ficamos em casa e fazemos os nossos folares.

\.png

É claro que, numa Páscoa tão diferente – e em que não temos propriamente muitos ingredientes à nossa disposição –, precisávamos de uma receita de folar fácil, rápida e deliciosa. Foi assim que o chef Joachim Koerper voltou a surgir na nossa vida.

Detentor de uma merecedíssima estrela Michelin, no restaurante Eleven, em Lisboa, Koerper é um entusiasta da comida portuguesa (além de ser um chef simpaticíssimo que já fez este vídeo connosco e que colaborou no nosso último livro). Em 2016, partilhou com a revista Vogue Brasil a sua receita de folar para a Páscoa. Surpresa: fica tudo pronto em pouco mais de uma hora e meia. E fica tudo divinal também. É por isso que esta é a receita de folar que vamos fazer esta Páscoa, em ano de quarentena.

53860912_2314893675254491_5052199880307507200_o.jp

 

Ingredientes 

  • 250 ml de leite
  • 2 colheres de sopa de fermento de padeiro em pó
  • 2 ovos
  • 500 g de farinha
  • 110 g de açúcar
  • 1 colher de café de sal fino
  • 1 colher de café de erva doce
  • 1 colher de café de canela
  • 100 g de manteiga derretida
  • 1 ovo cozido para decorar
  • 1 gema de ovo para pincelar

 

Agora chegámos ao momento mais fácil de todos: a preparação. O que precisa de fazer é colocar todos os ingredientes, pela ordem em que estão listados em cima, numa taça grande. Deixe de fora apenas o ovo cozido e a gema.

Amasse bem com as mãos durante 15 minutos. Tape e deixe a massa levedar durante 45 minutos. Depois, é só retirar a massa da taça e formar uma bola. Coloque o ovo cozido no centro da bola, pressionando-o ligeiramente e cubra-o com duas tiras cruzadas de massa. Pincele todo o folar com a gema de ovo e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 35 minutos. 

Quando o folar estiver cozido e douradinho, está pronto a servir. Coma-o ainda morno e vai ver como esta Páscoa passada em casa lhe vai saber bem.

 

Uma óptima Páscoa para si onde quer que o folar esteja,

Ele

 

receita: joachim koerper; foto: d.r.

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    14.04.20

    Fiz esta receita agora na Páscoa e substitui o fermento de padeiro por 2 colheres de sopa de fermento dos bolos mas não deixei repousar os 45 minutos. Pus logo no forno. Cresceu e ficou delicioso!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.