Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

isto não é um bolo de chocolate! é uma mousse cremosa que se aguenta em pé

Já viu esta fotografia? Então veja outra vez. E mais uma. E outra. Eu não me canso de olhar para este bolo molhado, cremoso e suculento. Parece uma mousse de chocolate que se aguenta em pé. E há bons motivos para todo este brilho e cremosidade. Esta fenomenal receita, revelada pela espectacular site Food52, não leva ingredientes secos. Não há aqui nada que não se derreta num creme suave.

Na verdade, só vai precisar de quatro simples ingredientes: ovos, açúcar, manteiga sem sal e muito, muito chocolate com 70% de cacau. Nada mais. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

0461bffa-e033-4174-995e-8818ea61c62b--2018-1218_ri

 

A receita é uma das especialidades do restaurante River Cafe, em Londres, e foi revelada no imprenscindível livro River Cafe London: Thirty Years of Recipes and the Story of a Much-Loved Restaurant. Muito boa e respeitada gente considera-a mesmo a melhor receita de bolo de chocolate do planeta. E há fortes e fundadas razões para isso. Esta textura é das coisas mais próximas da perfeição. No fundo, trata-se de uma mousse de chocolate com a estrutura de um bolo. E, ainda por cima, é facílima de fazer.

Comece por derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Numa panela pequena, aqueça dois terços do açúcar com 250 ml de água. Mexa até ficar com um xarope totalmente dissolvido. Misture este xarope de açúcar com o chocolate derretido.

Entretanto, bata os ovos com o terço de açúcar que não usou, durante cerca de dez minutos – o volume vai ficar perto de quatro vezes maior. Reduza a velocidade da batedeira e vá acrescentando o chocolate derretido e morno aos ovos, sem parar de bater. Aumente ligeiramente a velocidade e bata mais um pouco até ficar tudo bem ligado – é normal que o creme perca um pouco de volume.

Deite o creme para dentro de uma forma com 30 cm de diâmetro, previamente untada e com o fundo forrado com papel vegetal. Coloque a forma dentro de um recipiente mais fundo, cheio com água quente até cerca de dois terços da forma do bolo. Pode colocar uma toalha dentro de água, por baixo da forma, para esta não deslizar.

Leve ao forno, pré-aquecido a 130 ºC, durante uma hora e meia a duas horas. E é assim que o bolo vai cozer lentamente, dentro da água a ferver. Quando a parte de cima do bolo estiver firme (faça o teste com a mão), é sinal de que o bolo está pronto. Deixe-o arrefecer completamente antes de o tirar da forma e comer sofregamente. Sirva com crème fraîche por cima e lambuze-se à vontade.

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a mousse esteja,

Ele

 

receita: river cafe; foto: food52

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.