Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

já experimentou beber o seu café com uma pitada de sal em vez de açúcar? olhe que devia...

Não comece já a torcer esse nariz protuberante como se fosse a Assunção Cristas a olhar para a cataplana do António Costa. Quem defende essa verdadeira revolução que é um cafezinho com uma pitada de sal não sou eu, mas a ciência. Essa mesmo que descobriu a penicilina e a insulina.

Um estudo científico, publicado em 2017, na Nature, comprovou que o sódio reduz a amargura do café sem alterar o seu sabor original. Ou seja, enquanto o açúcar e o adoçante tornam o café quase num rebuçado, o sal vai retirar-lhe o toque amargo sem o tornar mais doce. Ou seja, limita-se a realçar o sabor original do café sem aquela sensação amarga.

caffeine-1866758_960_720.jpg

 

É por isso que já há um verdadeiro movimento internacional em defesa do cafezinho com uma pitada de sal. O cientista especialista em culinária norte-americano Alton Brown é um dos famosos defensores desta verdadeira revolução. E dá mesmo a receita para o café perfeito.

Se for fazer café de saco, é mais fácil. Só precisa de juntar duas colheres de sopa de café moído e 1/4 de colher de chá de sal por cada 240 ml de água. Num café expresso, é mais difícil controlar a quantidade de sal, mas devem bastar uns grãos em vez de um pacote de açúcar.

Como eu gosto de café sem nada – bem amargo – o sal não me entusiasma muito. Mas a minha querida Mulher Mistério, que se encharca em adoçantes no café, para não engordar, é capaz de apreciar a ideia. 

 

Um óptimo café para si onde quer que o sal esteja,

Ele

 

fotos: pixabay

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.