Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

muffins de limão e iogurte grego sem farinha nem manteiga

20.08.19

Há poucas coisas tão práticas como um muffin para o pequeno-almoço. Dá para levar para onde quiser e até para ir comendo a caminho de algum lado. Mas esta fantástica receita do site The Kitchn tem outras vantagens. Além de não levar glúten nem manteiga, leva amêndoa, aveia, iogurte grego e essa verdadeira beleza do mundo da doçaria que é o sumo e as raspas de limão. 

A combinação de todos estes sabores resulta num bolo maravilhoso e muito mais saudável. Está certo que leva um bocadinho de açúcar, mas ninguém é de ferro.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de flocos de aveia sem glúten, farinha de amêndoa, açúcar, sementes de papoila, fermento, bicarbonato de sódio, sal, iogurte grego, óleo de canola, ovos, limão e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Gluten-Free-Poppyseed-Muffins_039.jpeg

 

Primeiro, é preciso transformar os flocos de aveia em farinha. Se comprar logo a farinha de aveia pronta, pode saltar este passo; caso contrário, desfaça os flocos num triturador ou num robô de cozinha até ficarem quase em pó.

Misture esta farinha com as sementes de papoila e com os restantes ingredientes em pó: a amêndoa, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal.

Noutra taça, misture o iogurte grego com o óleo de canola, as gemas dos ovos, o extracto de baunilha, as raspas e o sumo de limão.

Finalmente, numa terceira taça, bata as claras em castelo.

Agora misture as três taças. Comece por juntar a mistura das gemas com as farinhas até criar uma massa espessa. Depois misture um terço das claras em castelo. Para terminar, envolva cuidadosamente o resto das claras com a ajuda de uma espátula.

Divida esta massa por uma forma para 12 muffins untada com spray de cozinha ou forrada com copinhos para queques. E leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante cerca de 20 minutos, até que um palito espetado no centro do bolo saia limpo.

Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de retirar da forma. Se a minha querida Mulher Mistério não me estiver a perseguir, como é costume, vou servir isto com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.

 

Uns óptimos muffins para si onde quer que a farinha esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.