Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os 10 erros que tem de evitar quando cozinhar um bife

asado-argentino.jpg

Parece fácil, não parece? A minha querida Mulher Mistério dizia sempre isso antes de trazer um bife cozido – e não grelhado – para a mesa. É isso que pode acontecer, por exemplo, se tirar a carne directamente do frigorífico para a frigideira. Ou se usar uma frigideira antiaderente. Ou se mexer na carne enquanto ela está a grelhar. Mas há mais. O Buzzfeed reuniu os erros mais comuns cometidos em casa quando vai fazer um bife. E há dicas preciosas. Por exemplo, costuma levar o seu bife ao forno depois de o passar na frigideira? 

Não?! Pois, se calhar devia... 

 

1. Tirar o bife directamente do frigorífico para a frigideira

sub-buzz-5805-1522266629-5.png

Bife gelado + frigideira quente = frigideira fria. A fórmula é logo a primeira a ser apresentada pelo Buzzfeed na sua lista de erros comuns. E confesso que, cá em casa, acontece às vezes, especialmente quando estou com pressa para fazer o jantar e tudo o que me apetece é refastelar-me no sofá. No entanto, tirar o bife do frigorífico com antecedência não implica perder mais tempo na cozinha.

Mal chegar a casa, retire a carne para cima do balcão da cozinha enquanto trata de tudo o resto – meia hora fora do frio é suficiente. Assim, os bifes têm tempo de ficarem à temperatura ambiente. Se forem colocados ainda gelados na frigideira, vão arrefecê-la. E uma frigideira bem quente é o segredo para um bife tostado por fora e suculento por dentro. Caso contrário, a carne vai cozer lentamente, tornando-se desenxabida e desinteressante.

 

2. Não secar os bifes primeiro

anigif_sub-buzz-14229-1506979729-2.gif

Se quer o exterior bem tostado, ele tem de estar seco. Se estiver húmido, não há tostado para ninguém. Por isso, antes de colocar os seus bifes na frigideira bem quente, passe com uma folha de papel de cozinha à volta da carne para absorver toda a humidade.

 

3. Ser sovina com os temperos

steak (1).jpg

Não se limite a pôr umas pedrinhas de sal por cima. Para ficar bem saboroso, o bife tem de ser temperado a toda a volta: em cima, em baixo e nos lados. E com flor de sal e pimenta moída no momento para lhe dar mais sabor. No entanto, tempere a carne imediatamente antes de a colocar na frigideira. Se a deixar com sal durante muito tempo, ela vai secar.

 

4. Usar uma frigideira antiaderente

cast-iron-skillet-tease-today-160706_2bf7801def52c004820c1da4a9de82db.today-inline-large.jpg

O mais importante para fazer um bife tostado por fora e suculento por dentro é aquecer bem a frigideira. E as frigideiras antiaderentes não aquecem tanto como as outras. Além disso, não aguentam temperaturas muito elevadas e, por isso, não podem ir ao forno, o que é essencial para fazer um bom bife (como pode ver no ponto 8). As frigideiras ideais para usar são as de ferro fundido (na foto) ou de aço inoxidável.

 

5. Não aquecer a frigideira vazia

flatironsteak_productimage.jpg

A primeira coisa a fazer é colocar a frigideira por cima do fogão aceso. Sem nada lá dentro. Nem sequer a gordura. Deixe a frigideira aquecer durante uns minutos, até sentir bem o calor quando aproximar a sua mão.

Se colocar logo a gordura, a frigideira não vai aquecer tanto. Este é o passo mais importante para fazer um bife perfeito, bem tostado e mal passado.

 

6. Usar azeite

olive-oil-968657_960_720.jpg

Eu sei que é saudável mas, quando estamos a falar de temperaturas elevadas, o azeite não é aconselhável, porque tem um ponto de fumo mais baixo do que o óleo de girassol ou o óleo de canola, por exemplo. E isso quer dizer que o azeite vai queimar, perder propriedades e tornar-se prejudicial para a saúde. Use sempre gorduras que aguentem altas temperaturas para poder cozinhar o seu bife numa frigideira bem quente.

 

7. Mexer no bife enquanto ele está na frigideira

sub-buzz-25417-1522267838-13.png

Para a carne tostar bem por fora, ela tem de caramelizar. E para isso tem de estar quieta e sossegada. Não a vire, não a rode e muito menos sequer lhe passe pela cabeça espetar-lhe um garfo. Fazer buracos no bife vai secá-lo e mexer-lhe vai impedi-lo de formar aquela crosta crocante que é deliciosa. Vire a carne apenas uma vez quando a crosta estiver formada por baixo: normalmente isso acontece quando o bife já não está colado à frigideira.

 

8. Não levar o bife ao forno

sub-buzz-30233-1522273362-1.jpg

Na frigideira deve limitar-se a selar a carne, ou seja tostá-la por fora, de todos os lados. Mal estiver tostada, deve desligar o fogão e colocar a frigideira no forno para a carne cozinhar por dentro. Mesmo que queira o seu bife mal passado. Tudo depende de quanto tempo o deixar no forno. Se gostar da carne mal passada, aqueça o forno a 230º C e coloque lá dentro durante seis minutos (isto para um bife do lombo alto). Se gostar da carne mais bem passada, siga este guia (mas atenção que os tempos servem para bifes do lombo altos, se a carne for mais baixa, tem de cortar a duração):

Médio-mal = 7 minutos

Médio = 8 minutos

Médio-bem = 9 minutos

Bem passado = 10 minutos

 

9. Não deixar a carne assentar depois de cozinhada

steak.jpg

É uma das dicas mais importantes. Para não ficar com um bife seco, tem de deixá-lo assentar durante uns cinco minutos. Para não arrefecer pode tapá-lo, mas é importante que não lhe mexa. Assim, a carne vai absorver todos os sucos, tornando-se tenrinha, suculenta e deliciosa.

 

10. Cortar a carne paralelamente aos veios

sub-buzz-22596-1522265696-1.png

Para conseguir as fatias mais tenrinhas, deve cortá-las de forma perpendicular aos veios da carne. Se tiver dúvidas, veja esta imagem do Buzzfeed que ajuda a cortar bem a carne quando a for servir.

 

Um óptimo bife para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: buzzfeed; d.r.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.