Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

ovos no forno com espinafres, parmesão e pancetta, um brunch light para quem está de dieta

05.01.19

Em França, são conhecidos por "oefs en cocotte",  por cá há quem lhes chame o mesmo ou apenas ovos no forno com o que lhe apetecer. Esta receita do blog Cooking With Cocktail Rings tem um aspeto incrível e é muito fácil de fazer.

Só precisa de manteiga sem sal, chalotas picadas, pancetta picada, azeite extra-virgem, alho picado, espinafres baby, sal, pimenta preta moída, ovos, natas light, parmesão ralado, parmesão cortado em lascas fininhas e cebolinho picado, para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

eggs+en+cocotte_+baked+eggs+recipe+from+cooking+wi

 

Pré-aqueça o forno a 180º C e espalhe a manteiga pelos ramequins. 

Comece por preparar o recheio. Derreta um pouco de manteiga numa frigideira, em lume médio. Junte as chalotas e deixe saltear até ficaram macias, durante cerca de 4 minutos. Retire as chalotas da frigideira e reserve. Acrescente a pancetta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar crocante, durante cerca de 6 minutos. Retire da frigideira e reserve. Coloque agora o azeite na frigideira e deixe aquecer. Junte o alho e salteie durante um segundo antes de acrescentar os espinafres. Deixe saltear os espinafres até reduzirem, durante cerca de 4 minutos. Tempere-os com sal e pimenta e retire da frigideira, colocando-os numa taça. Divida os espinafres pelos ramequins. A seguir, ponha as chalotas e a pancetta. Abra dois ovos para o interior de cada ramequim, junte uma colher de sopa de natas e uma colher de sopa de queijo parmesão ralado em cada um.

Disponha os ramequins num tabuleiro cheio de água a ferver. A água tem estar a cerca de metade da altura dos ramequins. Leve ao forno até as claras ficarem no ponto e as gemas ainda líquidas, durante cerca de 10 a 15 minutos, depende da espessura dos seus ramequins.

Retire do forno e decore com as lascas de parmesão e o cebolinho picado. Sirva com umas tostas (se não estiver de dieta, claro).

 

Um ótimo fim-de-semana,

Ela

 

receita e foto: cooking with cocktail rings

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    casalmisterio

    07.05.19

    Boa tarde,
    Antes de mais, as nossas desculpas pelo atraso na resposta, mas são tantas as solicitações que nem sempre conseguimos responder logo.
    Nós não publicamos as quantidades por uma questão de respeito para com os autores das receitas. Tentamos descrevê-las ao máximo, para facilitar a vida aos nossos leitores, mas deixamos quase sempre as quantidades para consulta no site original. Normalmente é isso que os autores das receitas nos pedem e nós procuramos respeitar a sua vontade. Esperamos que compreenda.

    Obrigado,
    Casal Mistério
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.