Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

panquecas com farinha de amêndoa e tapioca para um brunch sem glúten

26.09.20

O fim de semana chegou e com ele o nosso Dia da Panqueca. Que bom. Até acordo com outra disposição só de pensar naquelas panquecas quentinhas e macias à minha frente. E nem preciso de fazer quase nada, só lavar a loiça, porque o nosso Filho Mistério com vocação para chef há muito que destronou o meu querido Marido Mistério na arte de fazer panquecas. É a vida. Ainda bem. O nosso objetivo é que os nossos filhos sejam muito melhores do que nós em tudo e, sobretudo, muito mais felizes. E esta casa é feliz com umas belas e suculentas panquecas ao sábado de manhã. Hoje pedi-lhe para fazer esta receita que descobri no blog Love and Lemons. As panquecas são deliciosas e fofinhas e não têm glúten.

Só precisa de ter em casa farinha de aveia sem glúten, farinha de amêndoa, farinha de tapioca, fermento, sal, leite de amêndoa, xarope de ácer, ovos, extrato de baunilha e azeite extra virgem ou manteiga para fritar. Depois, precisa de xarope de ácer, fruta ou iogurte grego para decorar as panquecas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 3 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

gluten-free-pancakes.jpg

 

Comece por misturar numa taça média as farinhas, a tapioca, o fermento e o sal. Junte o leite de amêndoa, o xarope de ácer, as gemas de ovo e o extrato de baunilha. Deixe a massa assentar durante 5 minutos.

Entretanto, noutra taça, bata as claras em castelo. Envolva-as na massa com cuidado para não perderem volume.

Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio baixo. Junte um pouco de manteiga ou um fio de azeite. Depois despeje um pouco da massa no centro da frigideira e agite-a até formar uma panqueca. Deixe cozinhar até começar a borbulhar no topo, durante 1 minuto e meio ou 2.

Vire a panqueca ao contrário, e deixe cozinhar durante mais 1 minuto e meio a 2. Repita o processo até acabar a massa, acrescentando mais manteiga ou azeite, se for preciso.

Sirva as panquecas com xarope de ácer, fruta ou com uma colher ou duas de iogurte grego, se gostar.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: love and lemons

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.