Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

risotto de beterraba com queijo de cabra, uma receita irresistível para um jantar especial

25.09.20

Só porque hoje é sexta-feira e o fim de semana está à porta, temos mais do que motivos para celebrar. Tenho estado a guardar esta receita para um dia em que tivermos convidados para jantar cá em casa. E esse dia chegou. Somos só seis porque o meu querido Marido Mistério é mais rígido do que a própria Graça Freitas. Como não confia nas sucessivas mudanças de opinião da DGS, há muito que instituiu as suas próprias regras de segurança cá em casa. Por mim, tudo bem. A verdade é que, cada vez mais, gosto de jantares com pouca gente onde se possa conversar. Sugeri-lhe esta receita do blog Platings and Pairings e Ele foi logo buscar o avental.

Eu, claro, já tinha todos os ingredientes na despensa, à espera de uma janela de oportunidade: beterrabas aparadas nas pontas, caldo de galinha ou de legumes, água, uma cebola pequena picada, dois dentes de alho picados, manteiga, arroz arbório, vinho branco seco, vinagre balsâmico, sal, pimenta preta, queijo de cabra e endro picado para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

beet-risotto-7.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 220º C.

Embrulhe as beterrabas com uma folha de papel de alumínio e certifique-se de que ficam bem apertadas e fechadas. Coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno, durante cerca de uma hora e meia, até ficarem macias. Deixe arrefecer ligeiramente. Depois, descasque-as debaixo de água fria corrente.

Coloque duas das beterrabas no liquidificador e triture até obter um creme macio. Corte a outra beterraba em pequenos cubos com cerca de 1,5 cm.

Enquanto as beterrabas arrefecem, ferva a água com o caldo em lume brando.  

Noutro tacho, derreta a manteiga em lume médio. Junte o alho e a cebola e deixe cozinhar até amaciarem. Adicione o arroz e deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 1 minuto. Junte o vinho e mexa até absorver, durante cerca de 1 minuto. Acrescente, agora, com uma concha de sopa, 120 ml do caldo quente. Deixe ferver em lume brando, mexendo sempre, até o caldo ser completamente absorvido. Deixe em lume brando e vá acrescentando o caldo quente, uma concha de cada vez, mexendo sempre e deixando cada adição ser absorvida antes de acrescentar a seguinte. O processo deve demorar entre 18 a 22 minutos, até o arroz ficar macio e cremoso. Finalmente, acrescente o creme de beterraba, os cubos de beterraba, o vinagre, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo sempre, até ficar tudo bem quente.

Divida o risotto pelas taças que vai servir, espalhe por cima o queijo de cabra e decore com o endro. Sirva logo!

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: platings and pairings

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.