roteiro em formentera: uma das nossas melhores semanas de férias de sempre
Há séculos que eu sonhava com umas férias em Formentera. Os nervos que me dava ver fotografias como esta…
…e esta…
…e esta…
…e perguntar porque é que não sou eu que estou ali? Eu mereço. Eu e a minha querida Família Mistério merecemos. Por isso, comprei os voos com muita antecedência e aluguei uma casa com ainda mais antecedência (para não enervar o meu querido Marido Mistério) e tivemos uma das melhores semanas das nossas vidas.
Apanhámos um voo direto até Ibiza e depois o ferry para Formentera, uma viagem que demora cerca de meia hora. Como eu faço sempre o meu TPC, sabia que o ideal seria alugarmos motas mal chegássemos, porque é, de longe, a forma mais fácil e mais divertida de conhecer a ilha. Ainda bem que fomos com um casal amigo para dividir a criançada pelas motas todas, que alugámos mal desembarcámos.
Foi um programa imbatível! A nossa sorte é que, à nossa espera, estava também a senhora que nos alugou a casa, com um carro que nos levou as malas todas. Escusado será dizer que, mal pus o meu belo rabiosque em cima da mota, caí para o lado em câmara lenta, tendo sido motivo de chacota de toda a família durante o resto da semana.
E lá fomos nós em fila indiana, quais amigos inseparáveis do mítico Verão Azul, só que de mota em vez de bicicleta, atrás da nossa cicerone até à casa que alugámos. E, minhas senhoras e meus senhores, modéstia à parte, eu sei escolher uma casa. A nossa era simplesmente maravilhosa.
Linda e despretensiosa, com uma arquitetura mediterrânica e uma decoração em tons claros, tinha um alpendre de sonho com vista para o mar. Toda decorada em tons de branco e azul, fazia lembrar aquelas casas da Comporta, onde os ricos brincam aos pobres. Só que em melhor! E em mais barato! Como o casal que foi connosco também não sabe do nosso mistério, não posso mostrar as fotografias da nossa casa sob pena de sermos descobertos. Mas aqui ficam algumas do género...
A nossa Mansão Mistério era perto do Cap de Barbaria, mas é um bocadinho indiferente o sítio que escolher para ficar porque a ilha não é assim tão grande e de mota chega rapidamente a todo o lado. Por isso, decidimos explorar uma praia por dia, sendo que começámos pela mais perto de casa que é a maravilhosa Cala Saona.
As Melhores Praias
Com uma cor de mar incrível, a praia Cala Saona não é grande, sendo a sua principal atração as frágeis estruturas de madeira encravadas nas encostas e onde estão guardados os velhos barcos de pescadores. Como a praia é pequena, pode encher facilmente, por isso decidimos fugir da multidão, alugando umas pranchas de stand up paddle e percorrendo todos aqueles recantos e enseadas por mar.
É um programa imperdível porque as diferentes cores do mar não se cansam de nos surpreender. Além disso, é uma ótima forma de explorar a zona e as mini-praias ali à volta que só são acessíveis por mar. Se preferir, pode ficar horas sem fim em cima da prancha, sem ir a terra: a água, além de transparente, é mesmo quente.
Ao fim da tarde, não perca o pôr do sol enquanto bebe um mojito ou uma caipiroska no bar de madeira tosca construído em cima da encosta com vista para o mar e para a praia.
Mas a praia mais espetacular de Formentera é, sem dúvida, a Espalmador onde só se chega de barco (pode apanhar no porto La Savina) ou tentar ir a pé a partir da ponta da língua de areia da turística praia de Ses Illetes (com crianças é melhor não tentar atravessar a pé – tem de ter cuidado com as correntes e só é possível atravessar quando a maré está vazia). A praia é um sonho, com tudo o que vê nas fotografias: areia branca, mar azul turquesa com a água completamente transparente, um paraíso. Mas é bom levar piquenique porque aqui não tem um único bar.
Completamente diferente é a vizinha praia de Ses Illetes, que tem um bar de cem em cem metros (OK estou a exagerar, mas é apinhada de gente no verão) e a famosa areia cor de rosa. No entanto, se por esta altura conseguir tirar uma fotografia à areia sem um único pé ou chanato no plano, é um milagre. Por isso, optámos por atravessar o areal e ir para o outro lado da língua de areia, onde se situa a praia de Llevant, ligeiramente mais ventosa mas muitíssimo mais tranquila, e voltar só ao fim da tarde para beber um copo à frente do fabuloso pôr do sol de Ses Illetes.
Outra praia que vale a pena explorar é a Migjorn, uma enorme extensão de areia com várias enseadas e bares, como o Blue Bar, com um original anfiteatro de frente para o mar e um DJ todos os fins de tarde, ou o Beach Club 10.7, que tem um ambiente muito giro, além de a decoração ser linda, branca e minimalista.
Se gosta de fazer snorkeling, não deixe de ir à mini praia Calo des Morte, situada à esquerda do Hotel Riu, mas só se não for na época alta – senão vai sentir-se em Quarteira, com a pequena diferença de que a água é azul turquesa, transparente e quente.
Os Melhores Sítios para Dormir
Vale muito a pena alugar uma casa em Formentera. Além de haver casas lindas de morrer para alugar, é uma opção muito mais barata. Espreite o site Your Formentera ou esta e esta página de Facebook e o difícil vai ser escolher. Se for com um grupo grande, ainda lhe fica mais barato.
Se prefere ficar em hotéis (opção que percebo lindamente, não tivesse eu um Marido Mistério sempre a controlar-me o orçamento), não deixe de espreitar o Gecko Hotel & Beach Club na praia de Migjorn ou o Hotel Cala Saona em cima da praia com o mesmo nome.
Os Melhores Restaurantes
Nós ficámos completamente deslumbrados com dois restaurantes. O Ca Na Joana, mesmo no centro de San Francesc, e o A Mi Manera, na estrada para Cala Saona. Uma das grandes vantagens dos restaurantes em Formentera é que são quase todos ao ar livre, em esplanadas, pátios, jardins e terraços encantadores.
No Ca Na Joana, jantámos num pátio decorado com velas e candeeiros rústicos, toalhas de linho e arranjos florais. Tudo simples, tudo com muito bom gosto. A cozinha é essencialmente mediterrânica, como tártaros de atum, ceviches, massas, peixe fresco, entre outras delícias.
O A Mi Manera é lindo de morrer. Parece que entramos num mundo encantado. O restaurante é basicamente num jardim cujas árvores estão iluminadas de uma forma única. A cozinha é gourmet, feita a partir de ingredientes frescos e biológicos que são cultivados na horta ali mesmo ao lado. Tem desde carpaccios, massas, risottos a pratos de carne e peixe. Eu comi o melhor risotto de beterraba que provei na vida. Isto ao jantar, claro, que de dia é só praia.
Se quiser almoçar na praia, o restaurante Beso Beach é uma ótima opção para quem gosta de um ambiente de discoteca em cima do mar. Tem gente gira, nova e com boa onda. Na praia de Ses Illetes, há o mítico Juan & Andrea e o Es Molí de Sal; em Migjorn, o 10.7 é uma ótima opção.
Na praia Es Pujols, não perca o restaurante Chezz Gerdi cujo conceito, que inclui uma loja incrível, é giro e original.
Os Melhores Bares para ver o Pôr do Sol
A praia Las Salinas não é das minhas praias preferidas, mas o pôr do sol aqui é imperdível. Vale muito a pena ir beber um copo ao Beso Beach ou ao Tiburón. O ambiente é animado, a música é boa e a paisagem de sonho.
As Melhores Compras
Nós ficámos fãs de San Francesc. Não só por causa dos restaurantes mas também por causa das lojas muito vintage e hippie chic. Desde roupa e acessórios a decoração, guarde estes nomes: Vintage, Full Moon, Cómoda e Blink. Na marina, também encontra algumas lojas giras.
Se quiser saber mais informações sobre Formentera, espreite este site e comece a sua viagem! Eu já estou doida para voltar!
Boas férias,
Ela
Contactos:
Ca Na Joana
+34 971 323 160/619 484 476
+34 971 322 903
+34 971 328 603
fotos d.r.