Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

saiu uma nova pirâmide dos alimentos que aconselha a comer quinoa, cuscuz e leite de soja – e proíbe o açúcar

20.05.15

É a grande novidade do ano. Não, não estou a falar da forma correcta de pronunciar o nome Lopetegui. Estou a falar da actualização da Pirâmide dos Alimentos, que, pela primeira vez em 15 anos, foi alterada na Austrália. E porque é que isso lhe pode interessar tanto? Porque é esta pequena imagem que lhe dá as indicações essenciais para ter uma alimentação saudável. E porque, pela primeira vez, a pirâmide prevê alimentos como quinoa, cuscuz, tofu ou leite de soja. E retira outros como o açúcar ou as gorduras saturadas.

Veja aqui as novidades:

piramide.jpg

Açúcar e sal nem ver. Já estão naturalmente na comida e, por isso, não devem ser acrescentados quando cozinha. A Nutrition Australia, que elaborou a nova Pirâmide dos Alimentos, recomenda mesmo que toda a gente confirme os rótulos nos alimentos embalados que compra no supermercado – e evite aqueles que têm sal ou açúcar adicionados. O sal e o açúcar são responsáveis pelo aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 ou alguns tipos de cancro. 

 

Use ervas e especiarias. Não consegue comer os alimentos sem uma pitadinha de sal? Ou uma colherzinha de açúcar? Problema seu. Não, estou a brincar... A Nutrition Australia aconselha-o a substituí-los por ervas aromáticas – secas ou frescas – e especiarias. É uma forma saudável de dar sabor à comida.

 

Adeus manteiga. Antigamente estavam no topo da pirâmide, junto aos alimentos que deveriam ser consumidos muuuuuuito esporadicamente. Agora as gorduras saturadas desapareceram. As únicas gorduras que deve comer são as gorduras saudáveis, como o azeite.

 

Coma quinoa, cuscuz e cereais integrais. 70% daquilo que come ao longo de um dia deve ser fruta, vegetais, leguminosas e cereais. E de entre os cereais deve privilegiar os integrais – o arroz castanho, as aveias e a quinoa. As crianças mais velhas, os adolescentes e os adultos deveriam comer, todos os dias, duas porções de fruta e cinco de vegetais ou leguminosas.

 

Leite magro ou então de soja. Na camada do meio da pirâmide, estão os lacticínios e as proteínas, que devem ser consumidos moderadamente. E aqui há novidades. Escolha sempre produtos lácteos magros, para evitar as gorduras saturadas. Ou então substitua-os por alternativas como o leite de soja, de arroz ou de cereais, desde que tenham, pelo menos 100 mg por cada 100 ml de cálcio adicionado.

 

Pode substituir a carne e o peixe por leguminosas. Carnes, de preferência magras. Os vegetarianos podem ter uma alimentação equilibrada se substituírem o peixe e a carne por ovos, tofu ou leguminosas que sejam ricas em proteínas.

 

Uma boa alimentação para si onde quer que esteja,

Ele

 

imagem: nutrition australia com tradução do casal mistério 

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    jess

    24.05.15

    Saiba que sal como o sal dos himalaias é o mais indicado para consumo em quantidades moderadas.

    E em relação ao leite deveria realizar uma boa pesquisa e juntar-se com bons nutricionistas, visto que as publicidades de que o leite animal possui cálcio por exemplo, é falsa afirmação, leite de soja, arroz, amêndoa, nozes e tudo mais pode ser feito em casa além de que sairá mais barato e como sabor adequado a cada pessoa.

    Veggy for life, the best choice to make*
  • Sem imagem de perfil

    Fernando

    25.05.15

    Que mania... também li um monte de estudos... e o que dizem do leite, não é que não tenha cálcio.
    Aliás... até indica que tem mais cálcio que a couve (usei couve porque é o exemplo que costuma ser dado nesses estudos).

    Agora, o que também é indicado é que o corpo utiliza melhor o cálcio da couve, porque, apesar de ter menos quantidade, tem outros "reagentes" que permitem maior absorção do cálcio quando comparado com apenas o leite.
    Se por exemplo se beber leite e se complementar isso com alimentos que permitam a absorção do cálcio então o ganho poderá ser mais elevado.

    Enfim... o que quero dizer... é que me parece mal levar as coisas ao extremo. Seja quem só defende carne ou quem só defende vegetais. Acho que como tudo... devíamos apontar para o meio e encontrar equilíbrios.
    Eu pessoalmente gosto de um "bom bife" (é só uma maneira de falar), mas também já comi comida vegetariana e normalmente gosto. Sinceramente... gosto de ir rodando "o veneno"!!! :)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.