Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

salame de chocolate preto com rum e figos secos, uma sobremesa fácil e divinal

27.04.19

Hoje vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta receita do blog Serge the Concierge para o lanche dos nossos filhos. Para variar, dormiram cá em casa vários amigos deles e já sei que vão ficando. E quando há muitas bocas para alimentar, nada como um delicioso salame de chocolate para empanturrar. E esta receita tem algumas nuances: tem rum, figos secos e passas. Estou doida para provar… um bocadinho, claro. Nada mais.

Para fazer esta tentação, o meu querido Marido Mistério vai precisar de passas douradas, figos secos picados, rum velho, frutos secos (pistácios, amêndoas e avelãs), chocolate preto cortado em pedaços, manteiga sem sal, açúcar, açúcar mascavado, um ovo e uma gema, bolachas digestivas e açúcar de confeiteiro.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para fazer 2 salames (dá para 20 pessoas), espreite aqui a receita original.

6a00d8341bf71853ef01b8d0ac90db970c-800wi.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Coloque as passas e os figos secos numa taça média. Junte uma colher de sopa de rum e mexa bem. Deixe assentar enquanto prepara os outros ingredientes.

Disponha os frutos secos num tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 4 minutos para tostar. Deixe arrefecer e depois pique-os bem.

Entretanto, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Mexa bem até obter um creme macio. Noutra taça, junte o açúcar, o açúcar mascavado, o ovo e a gema e misture bem até ficar com uma consistência macia. Junte à mistura do chocolate com a manteiga e mexa bem. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até o açúcar ficar totalmente dissolvido, durante cerca de 4 a 5 minutos. O creme deverá ficar macio e bem quente.

Enquanto isso, coloque as bolachas digestivas num saco de congelação e esmague-as com a ajuda de um rolo da massa. A ideia é as bolachas ficaram ligeiramente maiores do que as passas. Espalhe uma colher de sopa de rum por cima das bolachas.

Junte os frutos secos e as bolachas às passas e aos figos secos. Acrescente a mistura de chocolate e mexa com uma espátula de madeira. Deixe à temperatura ambiente para arrefecer e engrossar ligeiramente.

Abra duas folhas grandes de papel vegetal e divida a massa que obteve por cada uma, formando um rolo. Enrole o papel à volta do rolo, dobrando as pontas para selar. A ideia é ficar apertado. Guarde no frigorífico durante a noite.

Retire o salame do frigorífico e tire o papel vegetal. Espalhe o açúcar de confeiteiro num tabuleiro e passe o rolo pelo açúcar de forma a revestir o rolo completamente. Corte o salame em fatias com uma faca afiada.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: serge the concierge

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.