Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

spaghetti carbonara com crosta de queijo crocante por cima, um jantar divinal para fazer em 20 minutos

08.05.19

Hoje estou inspirado pela inacreditável vitória de ontem do Liverpool sobre o Barcelona. Depois do que vi, também tenho de fazer coisas maravilhosas. Mas, no meu caso, em vez do campo de futebol, escolho a cozinha.

Para o jantar de hoje, vou preparar uma deslumbrante carbonara. Parece um prato simples e básico, mas leva por cima uma irresistível crosta de queijo pecorino crocante. Daquelas que estalam a cada dentada e que se dividem em centenas de partículas crocantes que se misturam de uma forma única com o molho carbonara cremoso.

A receita é do fantástico site Food52 e fica pronta em apenas 20 minutos. Por outras palavras, é facílima de fazer. 

Tudo o que vai precisar é de spaghetti de boa qualidade, um ovo inteiro e uma gema, bacon em cubos ou speck, manteiga e queijo pecorino ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

carbonara.jpg

 

Coloque a massa a cozer seguindo as instruções da embalagem. Enquanto isso, bata com um garfo o ovo inteiro juntamente com a gema e com um pouco de queijo ralado fininho, corte o bacon em cubos e rale o queijo. 

Espalhe o resto do queijo ralado, num círculo, por cima de uma frigideira aquecida em lume médio. Quando o queijo estiver derretido, a borbulhar, formando uma espécie de rede, retire-o com cuidado da frigideira, com a ajuda de uma espátula, e coloque-o num prato deixando-o arrefecer e tornar-se crocante. Tenha cuidado para não partir a bolacha de queijo. Se preferir, também pode fazer o queijo crocante, em 1 minuto, no microondas seguindo esta receita.

Salteie o bacon picado, na mesma frigideira, sem o deixar queimar. Separe uns cubinhos de bacon para espalhar por cima do spaghetti, no final, e deixe o resto na frigideira.

Quando vir que a massa está pronta, junte a manteiga ao bacon. Assim que estiver derretida, retire o spaghetti directamente da panela para a frigideira, levando um pouco de água atrás – a água da cozedura vai ajudar a tornar o molho mais cremoso, se for preciso acrescente mais umas colheres de sopa de água ao molho.

Envolva bem a massa neste molho. Desligue o lume e acrescente o ovo batido, mexendo tudo muito bem. A ideia é que o ovo se misture com o molho, criando um creme. Tem de ter cuidado para não o cozinhar demasiado, se não vai ficar com uma massa de ovo mexido.

Assim que o molho estiver no ponto, sirva o spaghetti nos pratos com a bolacha de queijo crocante por cima e mais uns cubinhos de bacon. Vai ver como a mistura do queijo crocante com o molho cremoso é divinal. Digno de um Jürgen Klopp da cozinha.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a carbonara esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.