tarte de lima e chocolate preto com cobertura de mascarpone: oh, meu deus, o que é que posso dizer?!
Cá em casa, todos temos uma profunda obsessão por lima e limão. Tudo o que sejam bolos que consigam misturar aquela acidez deliciosa do limão com um toque adocicado por exemplo de leite condensado, entram directamente para o olimpo da doçaria mistério. Acontece que esta fabulosa tarte tem ainda outro ingrediente imbatível: o iogurte grego, que lhe dá uma textura fresca e cremosa difícil de igualar. E ainda... E ainda... não a Bota Botilde, mas uma fantástica camada de chocolate amargo que enrijece no frigorífico e que se torna firme e consistente ao trincar.
Tudo isto por cima de uma base crocante feita com bolachas Digestive. E por baixo de uma cobertura de espuma de queijo mascarpone. O resultado é uma tarte que consegue ser doce e amarga ao mesmo tempo, suave e ácida, crocante e cremosa, viciante... e viciante – aqui não há contradições.
Para mim, é dos meus doces preferidos nos dias mais quentes. E por isso é que o fazemos sempre no Verão.
Ingredientes
Para a base
- 200 g de bolachas digestive
- 150 g de manteiga sem sal derretida
Para o recheio
- 200 g de chocolate preto
- 100 ml de leite gordo
- 2 latas de leite condensado
- 1 embalagem de iogurte grego
- Raspas de lima
- Sumo de 4 limas
Para a cobertura
- 400 g de queijo de Mascarpone
- 100 g de açúcar de confeiteiro
- Raspas de 1 lima
Triture as bolachas todas num liquidificador. Assim que estiverem desfeitas, junte a manteiga derretida e pique mais um bocadinho para misturar tudo e criar uma massa. Amasse um pouco com as mãos e espalhe numa forma de tarte com o fundo amovível. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 8 minutos.
Enquanto a base cozinha, derreta o chocolate juntamente com os 100 ml de leite. Deixe arrefecer a base e o chocolate derretido e espalhe este por cima daquela. Leve ao frigorífico enquanto prepara o resto. E o resto é só bater num liquidificador o leite condensado com o iogurte grego, as raspas e o sumo de lima. Finalmente, espalhe este creme por cima do chocolate já enrijecido e volte a colocar no frigorífico durante duas horas.
Para fazer a cobertura, bata o queijo mascarpone com o açúcar de confeiteiro até ficar mais leve. Espalhe por cima do recheio no momento de servir e termine com umas raspas de lima para decorar.
Vai ver como é absolutamente divinal!
Uma óptima tarte de lima para si onde quer que o chocolate esteja,
Ele
fotos: bárbara tomaz / me at the kitchen para casal mistério