Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

tosta de batata doce com abacate, presunto e ovo escalfado para um pequeno-almoço sem glúten

31.01.21

Já sabe que se substituir pão por batata doce torna o seu pequeno-almoço ou brunch muito mais saudável, porque poupa no glúten. E ao poupar no glúten poupa também a sua balança de encontros desagradáveis, porque a verdade nua e crua é que, se cortar no glúten, emagrece. Falo por experiência própria. Só não emagreço porque, apesar de poupar no glúten, não poupo no vinho, nos queijos, nos aperitivos nem nos doces. Mas isso sou eu que sou um caso perdido.

Como hoje acordei com desejos de tostas, vou fazer esta receita do blog Downshiftology. É saudável, nutritiva e um excelente brunch. Só precisa de ter em casa uma batata doce, um abacate descascado e esmagado, espinafres baby, presunto fatiado, ovos, óleo de abacate, sal, pimenta e salsa para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

sweet-potato-toast-with-avocado-spinach-prosciutto

 

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Lave e esfregue bem a batata doce. Corte-a em fatias fininhas, ao comprido, com a ajuda de uma mandolina.

Pincele ambos os lados das fatias da batata doce com óleo de abacate e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve-as ao forno durante 30 minutos ou até ficarem ligeiramente tostadas.

Enquanto isso, ferva uma panela com água e faça os ovos escalfados, durante 3 a 4 minutos. Se quiser, faça o truque do Jamie Oliver para escalfar os ovos (espreite aqui).

Retire os ovos da panela e coloque-os numa taça com água à temperatura ambiente enquanto a batata doce ainda está no forno.

Aqueça uma frigideira, em lume médio, com uma colher de sopa de óleo de abacate e frite o presunto durante 1 minuto de cada lado. Transfira-o para um prato forrado com uma folha de papel de cozinha.

Quando as fatias de batata doce estiverem prontas, divida-as pelos pratos e coloque por cima de cada uma o abacate esmagado, os espinafres baby, uma fatia de presunto e um ovo escalfado.

Agora delicie-se sem culpas!

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: downshiftology

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.